terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Oração de hoje: Prece de abandono a Deus

Somos pobres e, por isso, pedimos que auxilies nossa indigência; pomos nosso esforço tenaz em penetrar as palavras de vossos profetas e apóstolos; chamamos com insistência para que se nos abram as portas da compreensão de vossos mistérios; mas dar-nos o que pedimos, fazer-nos encontradiço quando vos buscamos, isto depende de vós. Quando se trata de compreender as coisas que a vós se referem vemo-nos freados pela preguiça e inércia inerente à nossa natureza e sentimo-nos limitados pelas nossas ignorâncias e debilidades ... Concedei-nos, pois, um modo de expressão adequado e digno, iluminai nossa inteligência, fazei que não nos apartemos da verdade da fé (Santo Hilário). (Apud Pe. Luís Palacin, Santos do atual calendário litúrgico, Ed. Loyola, 1982, p. 12.)

Prece do Dia 12/01 - Prece do Evangelho como vida de nossa vida
Deus, nosso Pai, São Bento Biscop procurou assumir a vida do povo inglês, enriquecendo-o com o fermento do Evangelho de Jesus Cristo. Com sabedoria e zelo pelas coisas de Deus, procurou transformar, pela força do Evangelho, a mentalidade, os interesses, as inspirações e o modo de agir de seu povo, orientando-o para Deus. Fazei, Senhor, nós vos pedimos, que o Evangelho esteja presente em nossa vida como fonte inspiradora. Que saibamos denunciar o que contraria os direitos fundamentais da pessoa humana; não nos deixemos manipular pelos que usam o Evangelho e a religião para salvar os próprios interesses, atentando contra os valores mais sagrados e legítimos dos povos que lutam pela preservação de suas tradições e por melhores condições de vida para seus filhos.

Prece do Dia 11/01 - Prece da conversão a Deus
Deus, nosso Pai, Santo Higino testemunhou com a vida o seu amor a Jesus, crucificado, morto e ressuscitado pelo poder de Deus. Dai-nos também a graça de vos confessar como o único Deus. Que a ninguém chamemos "Senhor" sobre a terra, a ninguém chamemos "Pai" neste mundo, porque somente vós sois Senhor e Pai e nós somos vossos filhos e irmãos em Jesus, vosso Filho. Por intercessão de Santo Higino, nós vos pedimos: não nos deixeis dominar pelos ídolos de nosso século, mas procuremos vos servir fielmente, discernindo os sinais dos tempos, abrindo nossos corações à vossa palavra que é alimento de nossa vida e luz para o nosso agir.

Prece do Dia 09/01 - Prece do anúncio do reino
Deus, nosso Pai, vós conduzistes os passos de Santo Adriano, confiando-lhe a missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho da Libertação. Nós vos pedimos, Senhor, conduzi nossos passos e dai-nos cumprir fielmente a missão que também a nós confiastes: anunciar aos homens de nosso tempo, com nossas palavras e ações, a esperança de libertação que nos trazeis com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo. Iluminai-nos, nós vos pedimos, nos momentos de trevas; fortalecei-nos quando o desânimo quiser nos abater; aumentai a nossa fé, quando vacilarmos, e dai-nos desejar ardentemente os novos céus e a nova terra: um mundo cheio do vosso santo amor, onde não exista nem fome, nem gemidos, nem morte, nem desespero final. E que possamos em toda parte dar testemunho de que o vosso Reino já está no meio de nós, agindo com força e poder!

Prece do Dia 08/01 - Prece da fraternidade universal
Deus, nosso Pai, em São Severino nos destes um exemplo admirável de bondade e de amor cristão que é servir e exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em conta raça, cor, cultura e religião ... Vós sois um Deus que não fazeis acepção de pessoas. Diante de vós todos são iguais e participam da mesma dignidade de criaturas amadas e queridas por vós. Todos os povos são chamados a participar da vossa salvação e a constituir uma grande família, a família dos filhos de Deus. Nós vos pedimos, Senhor, que em Jesus, vosso amado Filho, nosso irmão, e mediante o vosso Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de vosso amor e de vossa ação na história humana.

Prece do Dia 07/01 - Prece da esperança messiânica
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás à frente do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados. Graças ao misericordioso coração de nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que vivem em trevas e nas sombras da morte; para guiar nossos passos pelo caminho da paz. (Cf. Lucas 1,67-79).

Prece do dia 06/01 - Prece da renovação da mente e do coração
Deus, nosso Pai, de vós procedem todo o bem e toda a graça. Fazei que nossos corações, a exemplo de São Gerlach, sejam tocados e transformados pelo vosso mor que dura para sempre. Senhor, queremos vos amar com um amor que renove a nossa mente e o nosso coração; com um amor que contenha o sentido e a razão de toda a nossa existência, que encerre os ardores de nossa juventude e o declínio de nossa velhice, um amor que arranque a cegueira de nossos olhos e torne fortes as nossas mãos, dê segurança aos nossos braços, certeza aos nossos passos e multiplique a ternura e a compaixão em nossos corações.

http://www.bispado.org.br/aspx/SantodoDia.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário