quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ORAÇÃO DE HOJE: Prece da vida evangélica

Deus, nosso Pai, dai-nos a graça de buscar, em primeiro lugar, o vosso Reino de justiça, de paz e de fraternidade. Que a nossa vida seja realmente evangélica, buscando seguir a Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, na mansidão, na humildade de coração, na caridade não fingida, no respeito incondicional à pessoa humana, na denúncia corajosa dos ídolos que procuram nos seduzir com suas ilusões de salvação e felicidade; no anúncio alegre e esperançoso de que sois vós o Deus de amor, nosso Mestre e Senhor. Que o vosso Espírito mova nossa mente, coração e forças; transforme nossa vida como transformou a de São Suplício Severo. Possa a nossa caminhada sobre a terra ser motivo de engrandecimento do vosso Reino e de alegria para nossos irmãos.
http://www.bispado.org.br/aspx/SantodoDia.aspx

OUÇA A WR CORAÇÃO DE MARIA
http://www.coracaodejesusedemaria.com
Está no ar diariamente
das 10 hs às 14 hs das 22 hs às 02 hs

*****************
Meus Fotolog's:
http://fotolog.terra.com.br/servant_1949
http://fotolog.terra.com.br/schardosim
Fotolog da minha neta:
http://fotolog.terra.com.br/novico_fcjm

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Oração de hoje: Prece da Palavra que é Luz

Deus, nosso Pai, Santo Tomás de Aquino dedicou toda a sua vida ao estudo e à contemplação do mistério da vossa redenção. Dai-nos a graça de meditarmos continuamente vossa Palavra e de encontrar nela luz para nossos passos, força para a nossa luta de cada dia por trabalho, alimentação e condição de vida mais humana. Dai-nos o entendimento e a sabedoria que nos advêm de uma fé consciente, e confirmada por palavras e obras, capaz de nos fazer esperar mesmo contra toda esperança.

Oração de ontem: Prece da confiança em Deus
Deus, nosso Pai, abri o nosso entendimento para compreendermos que a vida é sempre um acreditar mais uma vez; um ato de fé que fazemos a cada passo, a cada instante, a cada dia, até o último momento de nossa vida. Santa Ângela a vós confiou toda a sua existência, os momentos tristes e felizes, os bons resultados e os fracassos, seus sonhos e pesadelos. De vós recebeu amparo, socorro, proteção até o fim. Quando tudo nos parecer adverso, quando o mundo nos parecer mau e perverso, ajudai-nos, ó Deus de Amor e de Ternura, a continuar acreditando, a ter forças para dar mais um passo. Que saibamos o significado do que é viver plenamente a vida que nos destes: Amar-nos uns aos outros como Jesus nos amou.

Oração de ontontem: Prece da conversão da mente e do coração
Deus, nosso Pai, nós vos pedimos perdão e a graça da conversão. Vós nos chamais a compartilhar, mas nós teimamos em tudo reter; vós nos chamais ao despojamento de toda ganância e soberba, mas nós agimos com avareza e acima de tudo colocamos o nosso amor próprio; vós nos chamais ao respeito, à gratidão, à justiça, à ternura, à compreensão, mas nós blasfemamos contra Deus, desonramos nossos pais, somos injustos e mesquinhos, desafetuosos e implacáveis; vós nos chamais à verdade, e mentimos; vós nos chamais à bondade, e somos cruéis; vós nos chamais à amizade, e traímos nossos amigos e o próprio Deus. Porém, a vossa misericórdia supera nossos pecados e nossas fraquezas. Se vos somos infiéis, vós permaneceis fiel, pois não podeis negar-vos a vós mesmo (cf. 2 Timóteo 2,8-13).

Oração do dia 25/01: Prece da força do amor
"Ao peso do mal vergados, São Paulo, por ti clamamos; da graça o penhor eterno, que salva, te suplicamos. Outrora oprimindo a Igreja, tocou-se o divino amor. E aqueles que perseguias abraças qual defensor. Daquele primeiro amor conserva a fiel lembrança. Aos tíbios e fracos traze a graça e a esperança. Floresça por teu socorro o amor que ignora o mal; as rixas não o perturbem, nem erro nenhum fatal. Ó vítima que agrada aos céus, dos povos amor e luz, fiel defensor da Igreja, protege-a, e a nós conduz. Louvor à Trindade eterna, hosanas, poder, vitória. O prêmio do bom combate contigo nos dê, na glória. (Liturgia das Horas, do Ofício das Leituras, pág. 1459, Ed. Paulinas - Vozes, São Paulo.)

http://www.bispado.org.br/aspx/SantodoDia.aspx

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PRECE DE HOJE: Prece da Esperança Cristã

Deus, nosso Pai, recriai-nos, por vosso amor; fazei de nós criaturas novas, libertas de todo medo e fortalecidas pelo vosso amor misericordioso e compassivo. Desencantai-nos da magia e do fascínio de tudo querer possuir, mesmo à custa da exploração e da injustiça; desencantai-nos de todos os artifícios, de todas as ilusões, dos falsos brilhos e da vaidade de nossos ídolos. Deus, nosso Pai, recriai-nos por vosso amor; dai-nos um espírito novo, um coração amante da verdade, da justiça, da paz; que acima de tudo coloquemos a ternura e a misericórdia. A exemplo de São Mário e seus companheiros, fazei que vos amemos com todas as forças, e amemos os outros como vós nos amais.

PRECE DE ONTEM,18/01: Prece da Esperança Cristã
Deus, nosso Pai, Santa Beatriz vos encontrou em sua vida de mulher casada, viúva e de consagrada ao vosso serviço. Ensinai-nos também a vos encontrar em todos os momentos de nossa vida: na simplicidade de nossa infância, às vezes feliz, às vezes triste; no ardor de nossa juventude e idade adulta, na luta de acertar na vida e realizar nossa vocação; no realismo de nossa velhice, quando as contrariedades, as desilusões, os fracassos, as miúdas alegrias e conquistas nos ensinaram a ser mais humildes, mais compreensivos e tolerantes com as fraquezas humanas nossas e de nossos irmãos. Ensinai-nos a vos encontrar com sinceridade de coração e abertura de mente, para reconhecer o vosso amor em nossa vida passada, cumulando-nos de ternura e de misericórdia, apesar de nossas faltas e infidelidades. Ensinai-nos a vos buscar no presente, lembrando-nos de que vós nos amais desde o seio materno e tendes cuidado de nós.

PRECE DE ONTEOTEM, 17/01: Prece da Esperança Cristã
Deus, nosso Pai, dai-nos simplicidade de coração, entendimento para darmos às coisas e aos acontecimentos o justo valor que merecem. Dai-nos o bom senso, o bom humor dos santos, a virtude de não nos escandalizarmos com nada, pois o maior escândalo foi a vossa morte na cruz. Injusta e inocentemente fostes condenado, quando escribas, sacerdotes e anciãos do povo, chefes políticos, cumpridores da Lei, gente sábia e gente ignorante, todos julgavam com a vossa morte prestar um tributo a Deus e a César. Dai-nos um ânimo altivo, que nada esmoreça a nossa esperança e nada arrefaça a nossa alegria, pois nem a tristeza, nem a dor, nem o sofrimento, nada é maior do que o mistério da ressurreição operada em vosso Filho Jesus.

http://www.bispado.org.br/aspx/SantodoDia.aspx

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PRECE DE HOJE: Prece da oração missionária

Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, do que proclama boas novas e anuncia a salvação, do que diz a Sião: 'O teu Deus reina'. Eis a voz das tuas sentinelas; ei-las que levantam a voz, juntas lançam gritos de alegria, porque com os seus próprios olhos vêem o Senhor que volta a Sião. Regozijai-vos, juntos lançai gritos de alegria, ó ruínas de Jerusalém! Porque o Senhor consolou o seu povo, ele redimiu Jerusalém. O Senhor descobriu o seu braço santo aos olhos de todas as nações e todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus. (Canto de Isaías, 52,7-10).

PRECE DE ONTEM: Prece do amor e despojamento

Deus, nosso Pai, ensinai-nos um amor que saiba compreender a lentidão da semente que em nós demora nascer, florescer e dar frutos de amor, de justiça, de perdão, de fraternidade ... Ensinai-nos, Senhor Deus, um amor que saiba esperar com paciência até que vossa Palavra aja e renove o nosso interior, produzindo frutos cem por um, pois afirmastes que ela é como a chuva que cai na terra e para o céu não volta sem ter regado e fecundado a terra. Ensinai-nos, Senhor Deus, nosso Pai, um amor que saiba despojar-se em favor do próximo, que nos leve a oferecer a parte melhor de nós mesmos, como o fez vosso Filho Jesus, ao se entregar por nós.

http://www.bispado.org.br/aspx/SantodoDia.aspx

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Oração de hoje: Prece de abandono a Deus

Somos pobres e, por isso, pedimos que auxilies nossa indigência; pomos nosso esforço tenaz em penetrar as palavras de vossos profetas e apóstolos; chamamos com insistência para que se nos abram as portas da compreensão de vossos mistérios; mas dar-nos o que pedimos, fazer-nos encontradiço quando vos buscamos, isto depende de vós. Quando se trata de compreender as coisas que a vós se referem vemo-nos freados pela preguiça e inércia inerente à nossa natureza e sentimo-nos limitados pelas nossas ignorâncias e debilidades ... Concedei-nos, pois, um modo de expressão adequado e digno, iluminai nossa inteligência, fazei que não nos apartemos da verdade da fé (Santo Hilário). (Apud Pe. Luís Palacin, Santos do atual calendário litúrgico, Ed. Loyola, 1982, p. 12.)

Prece do Dia 12/01 - Prece do Evangelho como vida de nossa vida
Deus, nosso Pai, São Bento Biscop procurou assumir a vida do povo inglês, enriquecendo-o com o fermento do Evangelho de Jesus Cristo. Com sabedoria e zelo pelas coisas de Deus, procurou transformar, pela força do Evangelho, a mentalidade, os interesses, as inspirações e o modo de agir de seu povo, orientando-o para Deus. Fazei, Senhor, nós vos pedimos, que o Evangelho esteja presente em nossa vida como fonte inspiradora. Que saibamos denunciar o que contraria os direitos fundamentais da pessoa humana; não nos deixemos manipular pelos que usam o Evangelho e a religião para salvar os próprios interesses, atentando contra os valores mais sagrados e legítimos dos povos que lutam pela preservação de suas tradições e por melhores condições de vida para seus filhos.

Prece do Dia 11/01 - Prece da conversão a Deus
Deus, nosso Pai, Santo Higino testemunhou com a vida o seu amor a Jesus, crucificado, morto e ressuscitado pelo poder de Deus. Dai-nos também a graça de vos confessar como o único Deus. Que a ninguém chamemos "Senhor" sobre a terra, a ninguém chamemos "Pai" neste mundo, porque somente vós sois Senhor e Pai e nós somos vossos filhos e irmãos em Jesus, vosso Filho. Por intercessão de Santo Higino, nós vos pedimos: não nos deixeis dominar pelos ídolos de nosso século, mas procuremos vos servir fielmente, discernindo os sinais dos tempos, abrindo nossos corações à vossa palavra que é alimento de nossa vida e luz para o nosso agir.

Prece do Dia 09/01 - Prece do anúncio do reino
Deus, nosso Pai, vós conduzistes os passos de Santo Adriano, confiando-lhe a missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho da Libertação. Nós vos pedimos, Senhor, conduzi nossos passos e dai-nos cumprir fielmente a missão que também a nós confiastes: anunciar aos homens de nosso tempo, com nossas palavras e ações, a esperança de libertação que nos trazeis com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo. Iluminai-nos, nós vos pedimos, nos momentos de trevas; fortalecei-nos quando o desânimo quiser nos abater; aumentai a nossa fé, quando vacilarmos, e dai-nos desejar ardentemente os novos céus e a nova terra: um mundo cheio do vosso santo amor, onde não exista nem fome, nem gemidos, nem morte, nem desespero final. E que possamos em toda parte dar testemunho de que o vosso Reino já está no meio de nós, agindo com força e poder!

Prece do Dia 08/01 - Prece da fraternidade universal
Deus, nosso Pai, em São Severino nos destes um exemplo admirável de bondade e de amor cristão que é servir e exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em conta raça, cor, cultura e religião ... Vós sois um Deus que não fazeis acepção de pessoas. Diante de vós todos são iguais e participam da mesma dignidade de criaturas amadas e queridas por vós. Todos os povos são chamados a participar da vossa salvação e a constituir uma grande família, a família dos filhos de Deus. Nós vos pedimos, Senhor, que em Jesus, vosso amado Filho, nosso irmão, e mediante o vosso Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de vosso amor e de vossa ação na história humana.

Prece do Dia 07/01 - Prece da esperança messiânica
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás à frente do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados. Graças ao misericordioso coração de nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que vivem em trevas e nas sombras da morte; para guiar nossos passos pelo caminho da paz. (Cf. Lucas 1,67-79).

Prece do dia 06/01 - Prece da renovação da mente e do coração
Deus, nosso Pai, de vós procedem todo o bem e toda a graça. Fazei que nossos corações, a exemplo de São Gerlach, sejam tocados e transformados pelo vosso mor que dura para sempre. Senhor, queremos vos amar com um amor que renove a nossa mente e o nosso coração; com um amor que contenha o sentido e a razão de toda a nossa existência, que encerre os ardores de nossa juventude e o declínio de nossa velhice, um amor que arranque a cegueira de nossos olhos e torne fortes as nossas mãos, dê segurança aos nossos braços, certeza aos nossos passos e multiplique a ternura e a compaixão em nossos corações.

http://www.bispado.org.br/aspx/SantodoDia.aspx

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Oração de hoje: Louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.

Os reis da terra se revoltam e, unidos, os príncipes conspiram contra Javé e o seu Messias: «Rebentemos seus grilhões!» Aquele que habita no céu fala com ira: «Fui eu que consagrei o meu rei em Sião!» Vou proclamar o decreto de Javé! Ele me disse: «Você é o meu filho, eu hoje o gerei. Peça-me, e eu lhe darei as nações como herança. Você as governará com cetro de ferro, e as quebrará como vaso de oleiro». Felizes aqueles que nele se abrigam! (Sl 2)

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a sabedoria em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano e me una para sempre a Cristo, se entregando neste mundo por Seu amor.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho.

Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. Deixou Nazaré, e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, nos confins de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: «Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos que não são judeus! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e uma luz brilhou para os que viviam na região escura da morte.» Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: «Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo.» Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. E a fama de Jesus espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes atingidos por diversos males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curou. Numerosas multidões da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e do outro lado do rio Jordão começaram a seguir Jesus. (Mt 4,12-17.23-25)

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado(a) por sua mensagem ao longo deste dia.

Oração Final
Pai Santo, faze-nos compreender que Jesus veio como luz para iluminar as trevas, como conforto, libertação e cura. Que nós, sua Igreja neste tempo, aprendamos com Ele a leveza de sua Mensagem e o cuidado com os companheiros de caminho. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma, e conduze-me com o fogo do vosso amor!
http://www.eduardoquintella.com.br/

domingo, 4 de janeiro de 2009

Oração de hoje

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.

Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com justiça. Ele tem compaixão do fraco e do indigente. Que ele viva, e lhe tragam o ouro de Sabá! Haja abundância de trigo pelo campo, e no topo das montanhas. Que seu nome permaneça para sempre! Seja bendito Javé, o Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Que toda a terra se encha da sua glória! Amém! (Sl 72)

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a piedade em minha vida!!!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Piedade, que tornará meu trato e colóquio convosco deliciosos! Na oração me fará amar a Deus e Maria Santíssima com infinito amor, e me dará simplicidade de coração ao tratar todos as pessoas como meus irmãos e irmãs.

O evangelho do Dia 04/01/2009
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho.

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, e perguntaram: «Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem.» Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei, e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: «Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: ‘E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo.’» Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto a eles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, mandou-os a Belém, dizendo: «Vão, e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá prestar-lhe homenagem.» Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles, seguindo por outro caminho. (Mt 2,1-12)

Oração Final
Pai Santo, dá-nos o dom do discernimento para conhecermos Tua Presença manifestada nos sinais dos tempos que vivemos. Que possamos acolhê-lA com alegria e gratidão, anunciando-A aos nossos companheiros de caminhada. Por Jesus Cristo, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

http://www.eduardoquintella.com.br/